30 de set. de 2011

Boteco e Fotografia

Apesar da noite fria fora de hora em São Paulo, foi extremamente agradável a noite desta última quarta feira de setembro durante a abertura da coletiva #InstaSampa no Armazem Piola. A exposição organizada pela Monica Maia, com snapshots de São Paulo de 30 fotógrafos reuniu mais de 300 pessoas no Armazem Piola. Parte da turma era de selecionados para a coletiva: Toni Pires, Rosa Passos, Tiago Moraes, Roberto Setton, Paulinha Dias, Paulo Henrique Pampolin... e alguns outros anônimos.Todos tiveram suas fotos editadas pelo Rafa da Cia de Foto. Representantes da Canon e da Sony também passaram por lá para conferir os trabalhos. Em se tratando de uma casa com o DNA do Piola, o coquetel não poderia ser diferente e menos delicioso, as mini pizzas estavam de arrasar, as caipirinhas idem. A exposição vai até o dia 20 de outubro e todas as fotos estão à venda por $240. O contato é revelarbrasil@gmail.com. Confira as fotos da exposição #InstaSampa na matéria publicada na revista MAC+:  http://macmais.terra.com.br/noticias/conheca-a-exposicao-instasampa/
.

29 de set. de 2011

Armando Prado comenta a exposição "Extremos". Assista.

Até 27/11, o Instituto Moreira Salles-SP, em parceria com a Maison Européene de la Photographie, traz ao Brasil a exposição Extremos: fotografias na coleção da Maison Européene de la Photographie – Paris. São 100 imagens que representam situações extremas da história, das sociedades, dos indivíduos e dos costumes ao longo dos últimos 65 anos, todas registradas pelas lentes de grandes nomes da fotografia mundial.





Instituto Moreira Sales, SP. Rua Piaui, 844, Higienópolis
Até 27/11 Grátis.

23 de set. de 2011

NA FEBRE DO INSTAGRAM

Das cerca de 1200 fotos recebidas apenas 30 foram selecionadas pelo Rafael Jacinto da Cia de Foto para a exposição #InstaSampa. Quarta feira que vem, dia 28 de setembro, o distinto público que comparacer no Armazem Piola terá oportunidade de ver uma coletiva com fotos feitas a partir de "ái fones" tratadas pelo aplicativo que é um sucesso urbano, o Instagram. O resultado é belíssimo. A organizadora desse evento, a Monica Maia, também é. A produção deste movimento é da Revelar Brasil. Aguardamos todos, apareçam. O Armazem Piola fica na Rua Aspicuelta, 547, na Vila Madalena, exatamente em frente ao Salve Jorge. Todos os trabalhos estarào a venda por $240.

15 de set. de 2011

Um grande investimento



Na cidade das boas compras, a “comemorative issue” da TIME Magazine sobre os 10 anos do 11 de setembro saiu só U$6,99. É um grande investimento pelo que traz nas suas páginas.Uma edição especial de jornalismo conceito, com apenas 4 capítulos divididos em 64 páginas editoriais e zero de publicidade, na sua melhor manifestação. O primeiro é batizado “The Day the Tower Fell” com fotos de James Nachtwey sobre o dia 11 e os seguintes dos ataques. Imagens já vistas, mas que deveriam ser revistas todos os anos nao apenas pela importância documental mas pelo olhar sofisticado de Nachtwey. O segundo é “Portraits of Resilience”, 28 retratos em fundo neutro de Marco Grob com pequenos depoimentos de pessoas que de algum modo tiveram suas vidas afetadas pelo evento. De Bush e Giuliani ao iraquiano que perdeu os dois braços ao ter sua fazenda de gado bombardeada por engano no Iraque. De sobreviventes das torres aos caras que criaram o “Tribute in Light Years”, o laser que sai de onde as torres moravam em direção ao espaço, do algeriano que ficou preso 4 anos só porque estava no lugar errado na hora errada, são 28 histórias diferentes. Na sequência o capítulo “Rising Up” com fotos de Joel Meyerowitz mostra a locação dos atentados sendo ressuscitada, e um texto assinado pelo jornalista e escritor Kurt Andersen fecha a edição.“Terror Half Life” é uma reflexão sobre as mudanças que ele afirma não existiram no curso da vida em NY e na América depois dos atentados em NY e Washington. Essa edição de TIMES é a tradução formidável de que a vida de um bom repórter, um bom editor, um bom fotojornalista, é fundamental para a nossa história. [FCN]

Abaixo alguns retratos de Marco Grob














14 de set. de 2011

PIIOTOS WTC_ 1973 - 2011 As duas aberturas SP - NY

As duas aberturas da exposição PIIOTOS WTC_1973-2011 no Espaço Soma, em São Paulo [acima], no dia 1 de setembro...
... e na 1500 Gallery, Nova York [abaixo], no dia 7, reuniram um ótimo público e geraram muitas matérias na mídia. A idéia da mesma exposição nas duas cidades fez sentido principalmente pelo caráter de homenagem do projeto e de artistas brasileiros à cidade de NY. A coletiva foi realizada pela Mostra São Paulo de Fotografia em parceria com nosso amigo Fernando Machado e teve diversos apoios especialmente da gráfica Mattavelli, que rodou um lindo catálogo e um lindo pôster desenhados pelo Duda Gayotto do escritório CJ31. São as peças que ficam. O patrocínio do projeto é da Canon do Brasil. Nenhuma outra empresa poderia ter trazido tanta legitimidade a tudo o que foi feito. Foram 3 meses de trabalho e pelo menos uma centena de pessoas envolvidas. Agradeço a todos que de alguma forma participaram desta coletiva inédita. As duas exposições serào desmontadas no dia 17 de setembro, sábado e todas as obras estão à venda. [FCN].