11 de jul. de 2011

O 'Bomra' de Bob, Cristiano, Marlene e Cia de Foto

Abriu neste último dia 5 de julho no Centro de Cultura Judaica, em São Paulo, a coletiva Bom  Retiro e Luz: um Roteiro, 1976 - 2011. [mais infos abaixo]. A exposição que teve 4 olhares sobre um dos bairros da regiào central de SP fica em cartaz até outubro. As imagens de Mascaro e Bob apresentam um Bom Retiro dos anos 70, mais clássico, enquanto as fotografias de Marlene Bérgamo tem um recorte atual e mais cinematográfico da região degradada e hoje ocupada não mais tanto pela colonia judaica como antigamente, mas sim pela coreana. Já o trabalho da Cia de Foto foi o de recupeação e tratamento de imagens doadas ao arquivo de Centro Judaico, assunto que o coletivo domina muito bem. Para a seleçào de imagens, o chefão do CCJ escalou Diógenes de Moura, curador da Pinacotea de SP, que entre almoços, cafezinhos e petit dragues, é conhecedor do bairro e está sempre batendo uma pernoca por ali. Abaixo algumas fotos da abertura da exposição. 

 

5 de jul. de 2011

Quatro olhares da Megarampa

Nesse final de semana, aconteceu no Sambodromo do Anhembi, uma competição de um dos esportes mais urbanos e radicais do planeta: A Megarampa. O evento ja faz parte do calendario da cidade, e essa foi a 3a edição. Para se ter uma idéia, foram credenciados mais de 300 pessoas entre fotógrafos e reporters, e nesse ano o numero foi reduzido quase que pela metade. Abaixo vc pode conferir quatro olhares diferentes dos fotografos Shin Shikuma, Fabio Bitão, Rogerio Lacanna e Ivan Shupikov.

Megarampa por Ivan Shupikov

Drop por Shin Shikuma

Gap por Rogerio Lacanna

Jake Brown por Fabio Bitão

Gap II por Rogerio Lacanna

Bob Burnquist por Ivan Shupikov

Bob Burnquist por Fabio Bitão
Montador por Shin Shikuma

Expo "Bom Retiro e Luz: Um roteiro, 1976-2011"

A coletiva "Bom Retiro e Luz: Um roteiro, 1976-2011" abriu dia 05/07 no Centro de Cultura Judaica, que fica ao lado da estação Sumaré do metrô. A curadoria da mostra é de Diógenes Moura (Pinacoteca) e os ensaios do bairro colonizado pela colonia judaica são de Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Marlene Bergamo e Cia de Foto.

Quando: 05 de julho - das 20h às 22h
Onde: Centro de Cultura Judaica - R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré - SP



 


Depois da abertura formal do evento no CCJ mais de 100 convidados confraternizaram no Posto 6 até as 2h da manhã. No bar da Vila Madalena dois barris de chopp refrescaram a comunidade e embalaram a noite de forma bastante agradável. Ninguém registrou a pajelança. Uma pena.



22 de jun. de 2011

De volta para o futuro...

A argentina Irina Werning, vencedora do Emerging Photographer Fund – 2011, da Burn Magazine, apresentou um trabalho bem interessante para levar esse premio. Confira algumas imagens abaixo e leia mais aqui.

Diego  1970-2011 - Buenos Aires
Cecile 1984-2010 - France

Benn 1978-2010 - London

Nico 1990-2010 - Buenos Aires

Sue 1977-2010 - Buenos Aires

21 de jun. de 2011

PIIOTOS SP/NY 1973-2001



World Trade Center, NY, abrigava quase 5% de todos os escritórios de Manhattan. Duas torres brotavam no dowtown e avançavam a 400 metros de altura, ‘quase tocando as nuvens’. Nos andares 106 e 107 da Torre Norte ficava o restaurante Windows on the World enquanto o deck de observação Top of the World localizava-se no andar 107 da Torre Sul. O As torres, projetadas por Minoru Yamasaki na década de 1960, foram inauguradas em 1972 [a Norte] e 1973 [a Sul], apareceram milhares de vezes em programas de TV, publicidades, milhões de cartões postais rodaram o mundo com elas estampadas e não havia reportagem sobre Manhattan onde elas não pipocassem de alguma forma. O World Trade Center, NY, representou um dos maiores ícones do poder econômico e da história da arquitetura do planeta, um dos monumentos mais fotografados em todo o mundo. Aqui entramos nós.


PIIOTOS SP/NY 1973-2001
Em 7 de setembro de 2011, 4 dias do trágico September Eleven, duas exposições simultâneas vão acontecer em SP e em NY. O projeto PIIOTOS é uma homenagem da fotografia brasileira ao monumento que gerou inúmeras e tão fantásicas imagens. O projeto PIIOTOS é uma reverência brasileira e de São Paulo ao povo americano e de Manhattan, um projeto fotográfico que une as duas principais cidades dos EUA e do Brasil. Para esta coletiva Fernando Costa Netto, da Mostra SP de Fotografia, e Ilana Bessler, curadora da 1500 Gallery, estão selecionando 20 imagens feitas por brasileiros notáveis entre os anos de 1973 e 2001. Cerca de 100 fotógrafos foram convidados a enviar a sua foto do WTC, 20 serão selecionadas.

Confira algumas fotos já recebidas.



German Lorca


Marcelo Pallota


Ignácio Aronovich

Ivan Shupikov

Cássio Vasconcellos

Paulo Vainer

Tuca Reinés




Christian Sievers

17 de jun. de 2011

Revelar Brasil no Armazém Piola


Próxima terça acontece o lançamento do site Revelar Brasil da fotógrafa Mônica Maia. O evento é no restaurante Armazem Piola, na Vila Madalena. Além de bebidas e comidinhas, os convidados degustarão uma coletiva com 23 fotógrafos do site, entre eles Lalo de Almeida, Monica Zaratini, Adi Leite, Ed Viggiani, Rogério Assis, Na Lata, Marlene Bergamo, Juan Esteves, João Vainer, Helena Wolfenson,  Daigo Oliva...
 
Quando: 21 de junho [abertura] até 14 de julho
Onde: Armazém Piola

O Armazém Piola fica na Rua Aspicuelta, 547  - Vila Madalena
São Paulo (SP) Tel. 11. 4305-6539 e funciona de terça a quinta
das 18h às 1h; sextas e sábados das 18h às 2h; domingo das 14h às 24h

Abaixo, algumas imagens que estarão expostas
Renato Stockler ( Na Lata)

Lalo de Almeida

Helena Wolfenson

Pedro Bonacina

Ana Carolina Fernandes
 

27 de mai. de 2011

World Press Photo – A história do Terceiro Colocado


Esta semana a 54º. Edição do World Press Photo sofreu um revés político envolvendo árabes e judeus. A organização do maior evento de fotografia do mundo teve de desmontar acampamento e ir embora de Beirute, onde itinerava com a mostra, uma semana antes do previsto depois de sofrer ameaças. Lá, na capital do Líbano, estavam sendo exibidas as imagens premiadas e havia um israelense entre os vencedores, Amit Sha’al’s, com o trabalho A Journey Through Time and Place, terceiro premiado na categoria Arts and Entretenment. As fotos de Amil são imagens de arquivo sobrepostas a fotografias atuais, um trabalho que tem uma bagagem conceitual e histórica bem interessante e foi toda desenvolvida em Israel. Isso irritou os árabes de Beirute. Israel e Libano estão tecnicamente em guerra.

Mais fotos de Amit Sha’al’s aqui.





25 de mai. de 2011

Exposição Dark Room, de Carlos Dadoorian, na Fauna Galeria



Tiago Santana no La Lettre de La Photographie

 
O livro recém-lançado do cearense Tiago Santana pela importante editora francesa Actes Sud Photopoche, com sede em Arles, é pauta da newsletter franco americana "La Lettre de La Photographie". O La Lettre de la Photograhie é um boletim de infomações globais de fotogrfia enviado diariamente a uma base de mais de um milhão de pessoas ao redor do mundo. A matéria sobre Tiago Santana é assinada pelo francês Paul Alessandrini que esteve em São Paulo para a 2a. Mostra SP de Fotografia em janeiro passado. Até então apenas Sebastião Salgado tinha tido sua obra lançada pela série Photopoche, que é um clássico. Da seleção de 120 imagens, o editor Robert Delpire  selecionou 71 delas. O texto do livro é do cubano Eduardo Manet, que vive na França. Confira aqui.



20 de mai. de 2011

Uma pequena grande foto

Muita fotografia este ano na SP Arte. Um dos destaques da maior feira de arte da América Latina era Galax, Virginia, foto de autoria do grande mestre Lee Friedlander. A pequena grande foto [15cm x 23cm] feita em 1963, uma das mais icônicas imagens da história da fotografia, estava sendo vendida por US$ 75 mil dólares na Hasted Kraeutler, galeria de Nova York. Perguntei à Sarah Hasted, dona da galeria, a razão do preço e recebi a seguinte resposta: "são os impostos cobrados no seu país". Esta mesma foto no site da Christies, famosa casa de leilão, foi leiloada em abril de 2010 por US$21.300 mil, com preço estimado entre US$ 20 mil e US$ 30 mil. Será o custo Brasil a razão de tal exagero?
Armando Prado 

18 de mai. de 2011

60 anos de imagem de futebol

Nos anos 50, os repórteres fotográficos seguiam para o estádio arrastando uma câmera de fabricação norte-americana de 2 quilos chamada Speed Graphic. Voltavam com, talvez, 10 imagens da peleja. Nem é preciso dizer que os planos eram muito estudados e as fotos tinham de ter precisão. Nos anos 60 veio a fotografia em médio formato e pouco mais tarde o filme 35 mm trouxe grande agilidade ao ofício. Cada um desses avanços chegava agregado à resistência ao novo formato “mais descartável e de qualidade inferior”, diziam alguns. Faz só 15 anos que essa história se repetiu com a passagem da película para a fotografia digital. Essa nova mudança foi um pulo para que o filme 35mm sumisse das redações. Com o digital o envio das fotos passou a ser feito em tempo real do gramado, e por meio do jornalismo pela internet o planeta passou a ter acesso a notícia minuto a minuto. Um lado que se perde nesses 60 anos de evolução é no comportamento em campo. Lá no início o contato do fotógrafo com o jogador era praticamente irrestrito, só não valia atravessar a linha de cal e chutar a bola, o resto dava-se um jeito. Hoje, diferentemente, escolhe-se um lado do campo e de lá, só de lá, é que se faz o serviço. 
Fernando Costa Netto 

Em parceria com o UOL, o Armazem Piola apresenta a exposição "Alvinegros". São 22 imagens dos dois jogos finais do Paulistão 2011, entre Santos e Corinthians. As fotos foram feitas por Fernando Pilatos e Flávio Florido. Até 13 de junho.




A festa de lançamento

14 de mai. de 2011

Deposite qualquer quantia!

Fotógrafos investem em projetos paralelos a redes sociais para viabilizar seus projetos. Esse é o “crowdfundind”, que busca o financiamento colaborativo, nova forma de captar recursos em tempos de Facebook. Em vídeo, o fotógrafo Ali Karakas explica como e por que o internauta deve ajudar a financiar sua exposição Rondônia, da Terra da Água e do Fogo, por meio do site Catarse [www.catarseme]. Em 15 dias, Ali, o autor da obra, já arrecadou em doações cerca de $1.700. No mesmo capítulo, outros projetos também buscam recursos, como o Morar do Coletivo Garapa, ensaio multimídia sobre os edifícios São Vito e Mercúrio e Antonina, de Melanie d’ Haese.
Assista o video com Ali Karakas aqui